segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Plugin admob para Unity3D





Inicialmente o propósito deste tutorial é de apenas mostrar como criar um simples plugin que exiba a propaganda do admob.

Futuramente em outros posts irei mostrar como utilizar o Android JNI para que através de um script C# você consiga comunicar-se com seu plugin Android.

Dentro do seu ambiente Unity você deverá criar uma pasta onde ficará o plugin. Por padrão a pasta deve ser chamar: Plugins e para cada plataforma, no caso Android, uma subpasta: Android . É dentro dessa pasta que iremos criar o nosso projeto pelo eclipse.


Agora iremos criar um configurar o projeto pelo Eclipse:
Crie um projeto no seu workspace Eclipse

Modifique o local onde ele irá criar o projeto para a Pasta Android que está no seu projeto Unity


Configure o nome do Pacote e o SDK mínimo necessário, para este escolhi 2.1, mas prefiro usar acima do 2.2
Agora nós vamos importar e configurar a biblioteca do admob! Configura sua campanha admob no site e baixe o SDK do admob. Para este tutorial estou usando a versão: 6.1 (GoogleAdMobAdsSdk-6.1.0.jar)
O JDK que estou usando é o JDK 1.6. Atualize também seu SDK Android.

Crie uma pasta chamada libs e adicione a biblioteca do admob
Adicione a biblioteca do Admob que está no seu workspace e a biblioteca da Unity3D Classes.jar Essa biblioteca está na pasta do Editor da Unity.


Não esqueça de selecionar todas as bibliotecas para o Export
Escolha o nível de compilação para o 1.5

O target do Admob deverá ser superiro ao Android 3.0
Agora teremos de configurar nosso manifest.xml para atribuir as permissões e outras configurações.
Note que todos os passos de configuração do Admob estão em : https://developers.google.com/mobile-ads-sdk/docs/admob/fundamentals


Agora poderemos começar a codificar e então faltará apenas mais 2 passos =D
Agora você só precisar configurar seu admob exatamente como mostra no site da Google

Note que a Activity principal é estendida da classe UnityPlayerActivity, isso irá fazer um override na classe principal de execução da Unity, tornando o seu plugin o ponto de partida da sua aplicação.


Este é o código para adicionar uma Layer na frente da view padrão da Unity, esse Layout irá receber o admob.

Agora a última etapa, exportar: dê um Clean no seu projeto e exporte!


Pronto! O jar foi exportado!
Você já pode fazer o build, lembre-se de em buildsettings alterar o nome do package para o mesmo do projeto do plugin!

Você pode baixar o projeto aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário